Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa - Brócolis

Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa com Mago Jardineiro

Nos dias 16 e 17 de outubro participamos do primeiro módulo do curso “Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa” ministrado pelo Mago Jardineiro no Recanto Sol Lunar em Campina Grande do Sul-Pr.

brócolis
Brócolis colhido no curso de hoticultura orgânica.

O “Mago Jardineiro” é Ademar Brasileiro, que é mais conhecido pelo apelido… Ele nos contou durante o curso que nem ele mesmo sabia a por quê do apelido, e então dizia, quando o perguntavam,  que era por que trasformava “cocô em flores” – ( lembrando que quando falamos cocô estamos falando em adubo!) , mas que ha pouco tempo descobriu que o apelido surgiu na verdade por ele  fazer com que as pessoas se sintam “magos jardineiros”, quando as ensina sobre a arte da jardinagem. Esta historinha fica bem compreensível depois de passar esse fim de semana em contato com o “mago”, pois a filosofia dele é que qualquer um pode plantar e cultivar, basta entrar em harmonia com aquilo que se está fazendo, e saber interpretar as informações que o próprio jardim ou horta estão nos passando. A maneira dele passar o conhecimento dele não tem nada de técnico: é puro sentimento. Assim como ele aprendeu. É assim que ele ensina e trasmite o conhecimento dele, de uma forma natural.

Foi de forma natural que se formou um grupo de pessoas interessadas pelo assunto, que ficaram sabendo do curso através de e-mails. Um grupo bem variado com pessoas de todas as idades e profissões, o que fez com que a experiência fosse rica em conversas e debates do mais variados assuntos, onde cada um deu a contribuição do seu ponto de vista. A diversidade mais uma vez contribuindo para um resultado mais rico. E para toda esta experiência ficar ainda melhor, fomos muito bem acolhidos no Recanto Sol Lunar, pelo Hélio e pela Cláudia. As horas das refeições foram momentos importantes de trocas de idéias e reposição de energias, com as delícias preparadas pela Cláudia na cozinha!

Apesar do clima típico de Curitiba e região… um pouco chuvoso, conseguimos colocar as mãos na massa… ou melhor na terra. O Hélio e a Cláudia, já tinham uma horta feita e já recebiam instruções do mago jardineiro, e foi lá que aprendemos um pouco da prática. Juntos reviramos a terra, o compost, e o esterco de cavalo. Fizemos canteiros, arrancamos mandioca ( que depois foi para a mesa , claro!)  e plantamos sementes e mudas. A hora de plantar é sempre um momento de entusiasmo e ao mesmo tempo de ansiedade: queremos saber se vai dar certo, se a plantinha vai nascer, se vai ficar bem e se vai dar os frutos que pretendemos colher! Mas foi aí que o Mago nos disse mais uma coisa, que temos que aprender: que para plantar e colher é preciso paciência e cuidado. É preciso ter carinho pelo que estamos fazendo e dedicação, principalmente numa horta. A horta precisa que a gente vá lá todos os dias , ao menos para dar uma olhada e ver se está tudo bem. Outra coisa é que não existem muitas regras… na hora e plantar , praticamente tudo é uma experiência. São muitas as variáveis que vão fazer com que a plantinha fique linda e dando bons frutos, ou que murche e não vá para frente. Então temos que ter paciência para fazer as tentativas e aprender com os erros. E não desistir.

Acho que esse foi um grande ensinamento deste curso, ao menos para mim. As vezes não temos paciência e então achamos que não sabemos plantar, que “não damos para a coisa”. Mas acho que plantar , cultivar, cuidar da terra, são praticamente atos instintivos para o ser humano. Acho que faz parte da nossa natureza, basta a gente resgatar em algum lugar dentro nós. Nossa vida na cidade, em alta velocidade e com todas as comodidades na mão nos fizeram esquecer um pouco isso tudo.  Abrir a geladeira e puxar a descarga são atos do nosso dia dia urbano que fazem com que a gente esqueça a “linha de produção” que tem por traz de tudo isso. Será que o stress da vida urbana é realmente tão cômodo assim?  Eu acho que vale a pena ter um hortinha, nem que seja na janela do apartamento do décimo andar!

Sobre o Mago Jardineiro.

Sobre o Curso de Horticultura Orgânica e Jardinagem – Primavera.

Este foi o módulo de Primavera. O próximo, de Verão está previsto para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2012, a ser confirmado. O local será o mesmo, no Recanto Sol Lunar em Campina Grande do Sul.

Uma ideia sobre “Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa com Mago Jardineiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =