Horta no apartamento sem sacada!

Ano novo e mudanças a vista. Vou me mudar para um apartamento – sem sacada. Então começo logo a pensar como vou ter minha tão sonhada horta em um apartamento sem sacada? Se tivesse uma sacada, por menor que fosse, o problema já estava resolvido, pois cheguei até a fazer um workshop com Grazia Cacciola, quando eu ainda morava na Itália, sobre hortas em sacadas. Aprendemos a fazer uma composteira caseira, trocamos idéias de como reutilizar embalagens para fazer o plantio e a melhor forma dispor a “horta” e apetrechos… em uma sacada. Mas e sem uma sacada, como fazer? Hoje eu estava então assistindo alguns vídeos interessantes no TED( para quem ainda não conhece eu “super” recomendo – tem palestras de até 15min de experts de todo o mundo, sobre os mais diversos temas), e encontrei por acaso um vídeo chamado “A garden in my apartment” com a palestrante Britta Riley. O nome me chamou logo a atenção e quando assisti fiquei mais feliz ainda ao ver que se tratava de um jeito de fazer hortas em janelas, nos apartamentos sem sacada! Eles desenvolveram um sistema caseiro , feito com garrafas pet, para produzir legumes e verduras em qualquer janela! E ainda lançam um “desafio” para as pessoas em qualquer lugar do mundo, elaborar seu próprio sistema e compartilhar, adaptando a cada situação e clima! Adorei. Algumas horas depois, entrando no meu facebook, o primeiro post que aparece na minha lista é do ” Ciclo Vivo- Plantando Notícias ” – uma página que sigo pois sempre posta notícias interessantes sobre sustentabilidade – com a notícia sobre o desenvolvimento de hortas para apartamentos por uma equipe de designer alemães, um sistema chamado “Parasite Farm“. Então pronto, problema resolvido. Duas soluções diferentes encontradas por acaso num só dia!

Eu acredito que temos que tentar mudar essa nossa mentalidade urbana preguiçosa: para quê todo esse trabalho de cultivar comida se temos o supermercado do lado? Acho que respostas para essa pergunta não faltam. Cultivar nos faz entrar em contato processos naturais que muitas vezes nem imaginamos, nos faz ver que somos parte de um todo e que somos capazes de produzir nosso próprio alimento que será saudável, sem agrotóxicos ou qualquer outra porcaria que colocam em cima das frutas e verduras do supermercado para que durem mais. Além disso pode ser uma terapia, um momento do dia que a gente tira para ir ver as plantas, o crescimento delas, sujar as mãos de terra… Mesmo que a gente consiga produzir pouco e que tenhamos que continuar comprando coisas no supermercado, será um pouquinho menos… e nosso corpo e mente com certeza irão agradecer! Vimos que hortas podem ser feitas em qualquer lugar, as soluções existem, basta ter um pouco de vontade e criatividade, então não temos mais desculpas! Então em breve , espero postar aqui a solução que encontrei para meu apartamento sem sacada e compartilhar essa experiência.

Por enquanto compartilho as interessantes informações que encontrei na internet hoje:

Britta Riley – A garden in my apartment – no TED – vídeo sobre o projeto das hortas nas janelas, em inglês

our.windowsfarm.org (o site que Britta Riley fala no vídeo – tem instruções para fazer a horta na janela)

Agricultura em apartamentos – Ciclo Vivo – notícia do Ciclo Vivo sobre o projeto dos designers alemães

Parasite Farm – site do projeto, com mais fotos.

 

Uma ideia sobre “Horta no apartamento sem sacada!”

  1. Olá,
    adorei encontrar seu post com dicas para uma horta sem varanda. Já estava de coraçao partido porque também me mudo em breve para um apart que não tem varanda e a minha sonhada hortinha ficaria pra outra hora.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =